Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

A política - Aristóteles

 A política - Aristóteles (284p. [L. 50. dez-2020])

Esse livro foi uma dificuldade pra ser começado neste ano. Na lista dsd fevereiro e emprestado dsd o msm mês, finalmente, consegui, agora, dezembro. Fui priorizando outras leituras e o deixando pro final, mas foi e me sinto mt orgulhosa por isso (rs).
Ele é um compilado de aulas e um clássico da filosofia, de não ficção, e aborda questões que envolvem as formas de governos existentes nos estados da Grécia Antiga; os diversos motivos q levam a uma ascensão ou queda desses tipos de governo (constituições puras: realeza, aristocracia e república; e seus desvios, tirania, oligarquia e democracia, respectivamente); mudanças de um pra outros; "manuais" para certos governos darem certo ou não; a nomeação e designação de funções, além da necessidade de criação de leis e imposição de costumes, punições; voto, votantes, candidatos; controle, vigilância, território; divisão e nomeação de classes (como lavradores, artesãos, guerreiros, comerciantes, cidadãos (só esses podiam votar e ser votados, ou seja, olha a qtdd de gnt q n podia fazer isso), escravos, mulheres e filhos). Td isso pra se buscar uma constituição política perfeita.
Foi um livro bem indigesto, algumas vezes, pq o bonitinho do Aristóteles era beeeemm machista, racista, escravagista, aristocrático, a favor de privilégios e da desigualdade. Tinha péssimos argumentos pra justificar suas "insanidades humanas". Mas era bem comum e aceitável td isso na época, né? Não podemos esquecer disso, embora, não seja justificativa pra q não seja criticado. Certas coisas não podem passar batidas.
Porém, não há como negar q o cara foi um dos pais da filosofia, da política, da economia, do capitalismo, dos governos e td q esteja ligado a isso. Em alguns momentos, tem boas ideias, mas, vemos q o q ele propõe - assim como os caras q ele apontou e criticou, como Platão, Sócrates e outros reis e governantes da época e anteriores a ele - são teorias, q mt diferem da prática. 
Livro relativamente pequeno, mas mt denso, foi ficando repetitivo e com mtas notas no final, o q dispersa e cansa ainda mais, além disso, é filosofia, né, mores? É uma leitura q demanda várias releituras e leituras a mais. Valeu a experiência-desafio e agradeço ao Almir pela dica, q eu já tinha lido pedaços, por emprestar, pelas discussões (e qro mais) e por acreditar q eu não ia roubar seu livro (kkk). 

O quanto amei: 🖤🖤🖤

Nenhum comentário:

Postar um comentário