Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

A história da mitologia para quem tem pressa - Mark Daniels


A história da mitologia para quem tem pressa - Mark Daniels (190p. [L. 49. out/nov-2020])

Quem me acompanha e me conhece (de vdd) sabe q eu sou apaixonada por mitologia. A minha preferida smp foi a grega, mas eu não conhecia mts. Esse livro me deu um panorama maravilhoso sobre mais algumas mitologias. Além da grega, antes desse livro, conhecia um pouco sobre a indígena, a romana e a nórdica. Ele apresenta breve e sucintamente sobre as 11 seguintes mitologias: australiana; maori; suméria; egípcia; chinesa; indígena norte-americana, sul-americana e centro-americana; grega; romana e; nórdica.
Percebi q, entre algumas, existe mt coisa em comum e, entre todas, uma coisa e outra, mas todas têm algo em comum. Elas explicam e dão origem a mts coisas q reproduzimos, falamos, acreditamos e vivemos. O q é chocante! Algumas mitologias exitem há mais de 100 mil anos, como a australiana, por exemplo. Todas tentam explicar a origem do universo, da natureza e dos seres humanos ou meta-humanos. Tb possuem deuses, seres mitológicos, lendas q, para mts é superstição, mas reproduzimos sem nem saber a origem ou o significado. Isso é incrível, pq, msm com a tentativa de acabar com a mitologia em diversas culturas, com o advento da filosofia, da explicação demasiada, da racionalização para td, ela não deixou e me parece q nunca deixará de existir no nosso cotidiano. E o ser humano necessita disso, acreditar em algo além dele, não ter explicações para td, precisa de magia, do sobrenatural, pq a vida é isso. Os sonhos, a utopia nos move, a falta de explicação nos mostra q n somos os soberanos no saber. E a mitologia causa mt isso, a literatura, a arte são smp novas, smp uma descoberta, uma eterna dúvida!
Os mitos têm uma moral, poderiam até ser invenções, eu não posso afirmar nd, mas eles tinham a pretensão de ensinar, de "manipular", de conduzir. E, outra coisa comum, é o fato de as histórias se cruzarem com questões espirituais, sobre-humanas pelo meio do caminho.
É importante relembrar q esses mitos se propagavam oralmente e se impressiona mais ainda, msm q depois da escrita e da falsa sensação de eternização das coisas, elas não deixam de existir. Q acatemos ao apelo de Neil Gaiman: não deixemos os mitos morrerem, q smp os recontemos e despertemos a vontade de recontá-los em outras pessoas.
Os únicos problemas com esse livro foram a edição, tinha alguns erros, mas nd grave, e algumas informações meio equivocadas. Acho esse livro tem um tom de "resumão mitológico" e algumas coisas acabam passando batidas, ou colocadas de formas desviadas. Mas vale mt à pena para iniciar a saga das mitologias ou relembrar coisas importantes ou essenciais sobre elas.
*Demorei um pouquinho pra ler o livro pq fui fazendo uns esqueminhas no papel pra assimilar melhor. O q acho super importante e peguei essa dica da Vanessa, minha colega de turma. 

Obs. : Não achei foto do autor :/

O quanto amei: 🖤🖤🖤🖤

Nenhum comentário:

Postar um comentário