Pesquisar este blog

sábado, 7 de novembro de 2020

Pequeno manual antirracista - Djamila Ribeiro

 


Pequeno manual antirracista - Djamila Ribeiro (137p. [L. 35. set/2020])

Que livro necessário, senhores!!!
Ao final, segue o print com o sumário dessa coisa mais rica e fofa q vcs podem ter!
Esse é segundo livro da Djamila q leio e essa mulher é incrível! Não há o que duvidar. Como já mencionei antes, a escrita de mulheres negras me fascinam e isso tem uma razão: a escrevivência, termo usado por Conceição Evaristo, q faz todo sentido. A escrita da Djamila não é diferente.
Sugiro esse manual para aqueles que querem ingressar na luta contra o racismo, aqueles que desejam ensinar e incentivar pessoas a essa luta e àqueles que buscam pontuar questões essenciais do assunto. Ou seja, o livro é para aqueles que respeitam, buscam o respeito (nesse caso) p/ pessoas negras retintas (cor da pele preta) ou não.
A autora traz pontos/ações essenciais, básicos para que qualquer pessoa entenda o que é racismo, como ele aparece na sociedade e o que devemos fazer para ultrapassá-lo. Começando pelas informações a seu respeito, que muda com o passar dos anos, mas não deixa de existir. Em seguida, nos atenta para enxergar a negritude, a desigualdade e o preconceito que o preto sofre desde que nasce, em todas os âmbitos da vida. É importante lembrar que o racismo  funda o Brasil e isso tem mtas consequências negativas, o que ela argumenta a todo tempo. 
Depois, Djamila nos alerta a reconhecer os privilégios que o branco tem na nossa sociedade e dá mts exemplos. É comum que algumas pessoas achem isso um absurdo, mas contra fatos não há argumentos. A autora cita o termo "lugar de fala", que faz todo sentido para esse capítulo. E aí, chega o capítulo em que levei "um tapa sem mão": todos somos racistas. Vivemos em uma sociedade cuja estrutura e td q a envolve é racista.. E realmente.. Ela tem razão. O importante é percebermos isso e nos esforçarmos para questionar tais ações e mudarmos.
Nos capítulos seguintes, ela aborda iniciativas que contribuem para que mudemos o racismo no trabalho, na sociedade e em nós, por meio do apoio a políticas afirmativas, lendo autores negros, questionando os nossos desejos, a cultura que consumimos (nesses últimos vi o qnt somos racistas rs.. BIZARRO!), combatendo a violência racial e sendo antirracista. E aquela frase (mais ou menos isso): "Não ser racista não basta, é preciso ser antirracista", fez todo sentido!! Todo mundo diz que não é racista, mas conhece mta gnt q seja.. isso é bem contraditório. Precisamos rever nossos conceitos e lutar contra o racismo pq é cansativo ser preto e ter q ficar explicando racismo o tempo todo. Foi perfeito!!



O quanto amei: 🖤🖤🖤🖤🖤


Nenhum comentário:

Postar um comentário