Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Grupo de pesquisa - "Nalgum lugar entre o experimentalismo e a canção popular" - Marcelo Sandmann


Marcelo Sandmann. Nalgum lugar entre o experimentalismo e a canção popular: as cartas de Paulo Leminski a Régis Bonvicino. (P. 121-141).

Foi muito importante conhecer sobre Paulo Leminsk, um grande compositor e grande nome da música popular brasileira. Eu amo poesia concretista e foi essencial saber sobre o papel desse artista no movimento concreto de fazer arte e poesia e em sua "superação"; em ir além de uma poesia que, segundo ele, tinha bases injustas, era segregadora, não garantiam o acesso popular às mensagens que ela e a música popular brasileira queriam passar. Além disso, curti muito o posicionamento político dele no que dizia respeito às bases e às formas que a poesia e a música eram criadas.
O tema central das cartas de Leminski a Régio era os concretistas e o concretismo, a independência de criarem sem ter que seguir a um "manual", buscando uma criação livre; e ainda o papel da canção popular na criação, superando o concretismo. Leminski  "procurou cruzar a fronteira entre o livro e o disco (...) a despeito das possíveis intersecções de linguagem, com públicos, amplitudes e respostas igualmente distintos" (p. 124).
Em suma, Leminski se preocupava com a criação, focando no "trânsito do escritor da experimentação literária e do vínculo com o concretismo em direção a uma poesia mais comunicativa e à canção popular" (p. 140). 
Sandmann, o autor do texto em análise, mostra que a proposta de Leminski é de um engajamento social, sem uma vinculação à política de forma explícita. Acrescenta que o artista não fez uma mudança de partido, após sua passagem pelo experiencialismo, e afirma que o que sobressai é a "dialética entre vida e arte", que decorria mais de seu vínculo com a contracultura do que com a esquerda ortodoxa.
A música também ganha espaço em sua arte pela influência dela na poesia e a experiência do poeta ao compor canções. Ele admirava a poesia, que saiu do livro para a música popular, valorizando esta. Sandmann traz ainda, brevemente, a questão da diferença entre poeta e cancionista e ressalta que esse tema é discutido por Tatit.
Essas cartas promoveram Leminski a ser considerado e conhecido na poesia, na canção e principalmente na música popular brasileira. Elas abordavam "dilemas poéticos (...) na tentativa de lidar com elementos dificilmente conciliáveis como 'experimentação' e 'comunicação', 'informação culta' e 'cultura popular de massa'" (p. 139).
Foi um prazer conhecê-lo Leminski!

Link de acesso à resenha completa:
http://lendocancao.blogspot.com/2020/05/resenha-nalgum-lugar-entre-o.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário