LIMA, Judson Gonçalves de. Ritmo e melodia no pema lido e musicado: alguns exemplos do repertório brasileiro. Capítulo: 3 - Análises de ritmo e melodia em poemas lidos e musicados (p. 35-104).
O autor se utiliza de dois programas de software para analisar os poemas/canções em destaque recitados e cantados, são eles: “Maresia”, de Antônio Cícero, autor do poema e musicado por Adriana Calcanhoto; “Circuladô de Fulô”, poema de Haroldo de Campos, musicado por Caetano Veloso; “Rondó do Capitão”, poema de Manuel Bandeira, musicado por João Ricardo e Ney Matogrosso interpretou; e “Água Perrier”; outro poema de Antônio Cícero, musicado por Adriana Calcanhoto]).
Uma das coisas que ele pontua como essencial nessas análises e comparações é a acentuação das palavras, na fala e na canção, que, muitas vezes, fogem às normas gramaticais, mas os sentidos não deixam de ser claros e cumprir o objetivo proposto pelo poeta ou intérprete.
Mais uma vez, o contexto individual influencia nas interpretações, ou seja, os motivos que levarão o leitor a empregar certas particularidades à leitura do poema dependerá de cada leitor. A música não entra muito nessa diversidade, afinal, a melodia e a performance já tendem a direcionar as interpretações, mesmo que certos contextos determinem interpretações diferentes.
Foi interessante conhecer essa maneira tão peculiar e específica da área musical de analisar a voz, já que, enquanto pesquisadores da música popular brasileira, obter tal entendimento contribui para a melhora da nossa análise, um conselho que Meller (segunda resenha do grupo, postada aqui) deixou ao final de sua tese.
http://lendocancao.blogspot.com/2020/04/resenha-ritmo-e-melodia-no-poema-lido-e_17.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário