Pesquisar este blog

domingo, 14 de março de 2021

A voz da sereia volta neste livro - Amanda Lovelace

 


A voz da sereia volta neste livro - Amanda Lovelace (Livro 8. jan/2021. 208p.)

Editora: Planeta
Nota: 3,5/5
Gênero: Poesia 

Este é o 3º livro da série "As mulheres têm uma espécie de magia" da autora (ver post anterior, em q falo sobre o 1º e brevemente sobre o 2º livro). Ele me gerava muita curiosidade pq estudo há um tempinho sobre musas e sereias; canto e encantamento; o poder da voz, da palavra; a verbivocoperformance (a grosso modo, palavra, voz e performance). Esse tema aborda a questão da sereia, do silenciamento delas, q, na Antiguidade, eram serem horrendos, poderosos, perversos e q ngm podia com elas. 
Ao longo dos séculos, como forma de silenciar as mulheres (a literatura e arte eram usadas pra legitimar isso [e ainda se usam]), personagens mitológicos e históricos que eram exemplos de empoderamento de mulheres, foram sendo transformadas, para que não houvesse inspirações à rebeldia feminina, de modo algum. Isso tb aconteceu com as sereias, eram poderosas; depois, se tornaram as belas "mulheres" q enfeitiçavam os homens, como as q cruzaram o caminho de Odisseu, em "Odisseia"; depois, Ariel, da Disney, uma sereia fofa e dócil, q vivia em função de mudar sua natureza por causa de um homem; até chegar à pintura de René Magritte, em q na parte de cima, ela é um peixe; e na de baixo, mulher, silenciando-a totalmente, como na foto abaixo.


Enfim, após essa digressão, esperava q este livro fosse envolver poesias a respeito desse contexto, diretamente, mas não foi bem isso. O título tem td a ver e, de uma certa forma, a vida da autora se encaminhou pra essa reviravolta: o retorno da voz da sereia.
Na primeira parte, "O céu", as poesias misturam ficção e realidade, no que diz respeito ao fato de a narradora da poesia ser a pessoa ou a personagem da sua história, eu achei esso jogo mt interessante. Ainda envolvem violência sexual e paixão. Me deu a entender q o céu era como se fosse uma ilusão, um deslumbre ou a parte do aconselhamento.
Este livro fala mt sobre a relação mãe-filha, e na segunda parte, "O naufrágio", as poesias são sobre violências sofridas em relacionamento tóxico, principalmente, sobre mãe e filha.
A terceira parte, "O canto", Amanda faz poesias sobre os relacionamentos, sobre a realidade deles, sobre relacionamentos abusivos e sobre amizades, um assunto smp envolvendo outro. 
E na quarta parte, "A sobrevivente", a autora reafirma essas temáticas, além de trazer, no final, a participação da composição de poetas que ela admirava e que a encorajaram a escrever esse livro. Achei mt interessante a divulgação de outros poetas.
Após as poesias, Amanda explicou o significado de cada livro, e neste, ela volta a ter voz, solta a sua voz e seus segredos guardados à chave. Ela mostra e espera de suas leitoras q não se permitam mais ser silenciadas, assim como ela foi. Isso muda as pessoas, muda vidas, inclusive as de qm se expõe. Q cada uma tenha sua maneira mais segura e confortável pra essa exposição, a dela foi a poesia, e nos instiga a descobrirmos as nossas.
Mais uma vez, vejo o qnt a poesia liberta e transforma as pessoas. Eu só tenho amor por ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário