Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de março de 2021

A casa das belas adormecidas - Yasunari Kawabata



A casa das belas adormecidas - Yasunari Kawabata (Livro 9. jan/2021. 128p.)

Editora: Estação liberdade
Ano: 2004
Nota: 3,5/5
Gênero: Romance psicológico (ficção) 

Este livro, assim como "Por favor, cuide de mamãe" e "O mar de sargaços" (ambos resenhados este ano aqui no perfil), me marcou e impactou demais. Foi intenso, denso, confuso, cheios de reflexões.. Parecia q minha cabeça pesava uma tonelada, ainda mais q fiz a besteira de ler num desafio literário, tive q ler em um dia. Já admito q precisarei de releitura dele. Foi uma indicação, dsd o ano passado da Vanessa, q smp me indica livros incríveis! Ela estuda sobre esse livro, já fez mestrado e escreveu artigo sobre ele, arrasa toda!!
A história é sobre um idoso (Eguchi) que frequenta, no início com alguma hesitação, a uma espécie de prostíbulo, a "casa das belas adormecidas", por indicação de um amigo tb idoso. As mulheres e jovens prostituídas nessa casa eram diferentes, assim como td lá. Elas eram dopadas, a ponto de durante toda a noite, por exemplo, ficarem apagadas na cama de um quarto; ficavam nuas, prontas a serem apreciadas pelos homens que pagavam por elas. Eles não poderiam ter relações, pelo menos foi o que eu entendi, os velhos podiam dormir com elas, tocá-las (mas nd q pudesse configurar em ato sexual) e observá-las, caso contrário, haveria uma punição q nunca foi dita, mas o acordo era respeitado. Não vi sentido nessa loucura, mas os idosos q iam até lá, se deparavam com a decrepitude de sua virilidade; assim, estar com elas, nessas condições, de alguma maneira, alimentava o q havia se perdido neles. Eguchi não aceitava a velhice.
Ele era um cliente diferente, parecia ter medo de tocar nelas, mas, ao longo da história, pensava em fazer coisas q as machucassem ou as levassem à morte (isso foi mt doentio e indigesto de ler). Além disso, pensava em sua própria morte: em suicídio. As mulheres com as quais ele dormia as faziam lembrar de outras mulheres de sua vida, como esposa, amante, filha e mãe. O q deixou td mais doentio ainda.
Ao conversar com Vanessa, confirmei algumas impressões q tive ao ler, como: o fato de ele falar de coisas terríveis, mas não trazer isso efetivamente para as páginas, só nos fazer imaginar; de sua escrita "ser cheia de delicadeza, sedução e muito, muito imagética". Senti td isso, mas senti nojo tb e foi bem difícil insistir na leitura. Pq ele me fez imaginar várias coisas.. no q as mulheres podiam estar levando pro subconsciente, durante seus sonos pesados, as "psicopatias" dele, elas tavam sendo violadas.. Achei machista em vários momentos e racista tb. A narrativa é mt psicológica, de fato, e isso foi mt incrível!
O q curti foi a questão da memória, da digressão, dele n dizer as coisas claramente, de o presente smp remetê-lo ao passado. O fato de ele deixar várias questões em aberto no final.. Isso me atrai. Por ex., temos q ficar bem atentos ao q realmente se deu com a mulher morta, pq ela morreu, se aquela casa teria um fim ou não, se ele ia se matar msm ou se matou. Enfim..
A primeira impressão q tive era a de q ele era um pedófilo nojento! Depois, q prazer esquisito era aquele daqueles velhos??? Ele mexia na boca delas, tocava nelas naquele estado (dopadas).. As mulheres não tinham nomes, eram objetos, em aguns momentos deu a entender q mulher é o bode expiatório (sacrificada para a remissão de outros) pq poderiam ser a reencarnação de Buda. Isso foi mt abusivo pra mim.. Acho q foi pior do q seria uma história sobre prostituição, como conhecemos, n sei..
A vanessa tem um artigo sobre este livro.. PERFEITO!!! Amei a abordagem que ela deu ao prazer dos homens no silêncio da mulher; do inverno (estação em q se passou boa parte da história) ter a ver com a morte; sobre os temas "amor" e "morte", "mulher" e "morte"; e sobre a questão da memória. Indico mt a leitura!



Me ficou uma questão: de que forma o nome da casa (título do livro) tem a ver com a bela adormecida da Disney? Porque elas n eram acordadas com um beijo, p.ex., ou de forma nenhuma. Ou só tinha a ver com o fato de dormirem e ficarem em silêncio e sendo observadas?
Leiam esse livro e comentem cmg!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário