Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

O perigo de uma história única - Chimamanda Ngozi Adichie

 


O perigo de uma história única - Chimamanda Ngozi Adichie (60p. [L.28-ago-2020])

Eu sou suspeitosíssima em comentar sobre livros da Rainha Chimamanda. Tudo que li dela é perfeito. Smp cheio de emoção, vivência, respeito e calma. Smp tocante.
Neste pequeno (vou chamar de) manual, ela apresenta e justifica a ideia de que não podemos tomar história nenhuma, conceito nenhum, característica nenhuma como verdade geral e absoluta sobre algo. Ela traz diversas experiências de julgamentos e generalizações, nos mostrando que essas alegações além de serem injustas não levam ngm a nda ou lugar algum, só diminuem pessoas, limitam capacidades e propagam mentiras.
Nem todo preto é bandido ou pobre; nem toda a África é pobre/miserável e cheia de guerras civis, além do mais, África é continente, composto de mts países; o Brasil não é todo praia, carnaval e putas; mulheres pretas não são incapazes intelectualmente de ser cientistas, professoras, médicas, advogadas, etc. Entende? São generalizações e reducionismos que o preconceito, a mídia, o capitalismo e as opressões fazem questão de impor a nós diariamente e durante séculos.
Vale ressaltar q isso diz respeito a qlqr história, por exemplo, qnd alguém nos fala de alguém ou sobre um grupo de pessoas.. Qnts vezes não nos sentimos com tempo perdido por ter julgado um ser humano incrível, descoberto assim, apenas depois de mt tempo?
Conhecer, estudar, pesquisar, respeitar e estar disposto a ouvir é básico e essencial para que inverdades não prevaleçam, direitos não sejam violados e o mundo seja mais tranquilo de se viver.
*Foto: blog Entre livros e personagens

O quanto amei: 🖤🖤🖤🖤🖤

Nenhum comentário:

Postar um comentário