Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Percy Jackson e os olimpianos: o ladrão de raios - Rick Riordan





Percy Jackson e os olimpianos: o ladrão de raios - Rick Riordan (p. 387 [L.23-ago-2020])

Já conhecia Percy há mts anos, mas só qnd entrei para o curso de Letras/Grego, vi tal necessidade, de fato, já que algumas professoras de mitologia falam mal dele, por se tornar a base da mitologia grega p/ mts pessoas, o que elas acham um erro. Então, precisava saber do que se tratava, entendi o que elas queriam dizer e guardo minhas conclusões p o final da resenha.
Percy é um semideus. Os semideuses são conhecidos como "heróis", filhos de deuses com humanos e q acabam se tornando os "instrumentos" dos deuses para agir, visto q estes têm poderes limitados, o q me leva a questionar quem tem mais poder: deuses ou heróis? E me fez pensar a respeito das questões de física quântica sobre sermos "deus" e de sermos tão poderosos qnt ele, mas não exercitamos nossas mentes para isso.. Enfim.. A mitologia se misturando com a realidade, questão para outro post rs..
Percy é um menino de 12 anos, diagnosticado com dislexia e déficit de atenção... Pode-se imaginar qnts problemas e dificuldades ele enfrentava na escola. Mas a surpresa está no momento em que ele descobre que tinha essas peculiaridades por não ser desse mundo e sua mente e visão terem facilidades para entender grego antigo. Isso me fez pensar na sagacidade do autor, que aponta a diferença como algo especial, como deveria acontecer na realidade, ao contrário de as pessoas serem discriminadas por isso.
A história se inicia com sua descoberta enquanto herói e seu destoamento do mundo normal. Em outro momento, descobre que é destinado a uma missão, cuja base é a seguinte profecia: "Você irá para o oeste enfrentar o deus que se tornou desleal, você salvará o que foi roubado e verá devolvido em segurança, você será traído pelo que chama de amigo e, no fim não salvará aquilo que mais importa..". A narrativa se dá em torno dela, com novidades ao longo do caminho, que contribuem para a conclusão da missão primeira: resgatar o raio de Zeus para não ocorrer uma guerra entre os grds deuses: Zeus, Poseidon e Hades.
Para cumprir essa missão, Percy deveria estar acompanhado de outro herói e um sátiro (ser que possuía a metade do corpo humano [superior] e a outra [inferior] de bode). Cada um tinha uma missão particular q dependia da de Percy. Era uma missão com pequenas missões e teve a presença de diversas figuras da mitologia grega, como: as Moiras; as Fúrias; Medusa; EquidnaÍris; CronosAres e a armadilha de Hefesto, que envolvia Afrodite; Hades e Cérbero. Teve ainda as aventuras no Cassino Lótus. 
*Farei próximos posts com imagens e explicações dessas criaturas, pq eu amo as artes criadas com esses personagens!
Percy e seus amigos encontraram mts aventuras, suspenses que os fizeram descobrir e aprimorar seus poderes. O sonho foi um fator essencial nessa saga com fins premonitórios e q davam pistas para a missão principal.  A história é toda fechadinha, n deixa nada faltando, ou seja, é uma narrativa completa, o que, para alguns, é um grd defeito, mas isso tb é papo para outra hora.
Enfim, entendi a crítica das minhas professoras: em Percy, se fala dos deuses, mas ND se compara aos seus mitos originais, eles são perfeitos e sou suspeita em dizer! Talvez, se eu nunca os tivesse lido, Percy seria um livro perfeito; ou se o tivesse conhecido na adolescência, teria outra visão. Não sei.. Eu li primeiro os mitos originais, então, Percy está abaixo deles. 
Curiosidade: Percy, na realidade é Perseu, um herói da mitologia grega, em seu mito original. Era meio-irmão de Hércules, filho de Zeus e Dânae. Decepou a cabeça de Medusa para vencer um torneio, diferente da narrativa.

O quanto amei: 🖤🖤🖤🖤🖤 





Nenhum comentário:

Postar um comentário